quinta-feira, março 08, 2007

Resenha: DHOOM 2 (Índia)

Dessa vez vou fazer um comentário mais rápido e ao final, nos comentários, deixarei uns links básicos para pesquisa...Conforme prometido em um dos tópicos fui presenciar um pouco do cinema indiano na cinemateca. Diria que o meu maior sentimento foi de diversão mesmo...como eu ri no filme.Até agora não posso afirmar se estava vendo uma comédia ou um filme de ação...alias...mais uma vez segue a sinopse do filme.

QUARTA, DIA 7 DHOOM 2 Idem. Índia, 2006.Direção: Sanjay Gadhvi.Com: Hrithik Roshan, Aishwarya Rai e Abhishek Bachchan. 152 min. Primeiro filme de Bollywood gravado no Brasil, o longa acompanha um ladrão que encontra uma parceira no crime. Juntos, eles fogem para o Rio de Janeiro, com dois policiais da Índia no encalço.20h40.
Como o próprio indiano que estava lá na cinemateca disse... seria uma tipo de “MISSÃO IMPOSSIVEL” indiano... em algumas partes acredito que os “agentes” indianos eram ainda mais habilidosos... eu que não tolero muito as cenas impossíveis de filmes caía de rir a cada nova peripécia dos astros.
Outra questão a ser ressaltada, também observada pelo indiano que já advertia que se os expectadores tivessem vontade de dançar durante o filme poderiam faze-lo na parte da frente realmente foi uma sucessão de músicas e danças com coreografias complexas que colocariam vários musicais no chinelo.


As cores fortes utilizadas em todo o filme também me chamou atenção bem como a beleza das mulheres, não é por acaso que uma indiana é considerada atualmente uma das mulheres mais bela do mundo (link em anexo). Nesse ponto realmente entendi que a Bollywood se assemelha com o seu original americano em muitos aspectos...seja pelo seus filmes com muita ação e efeitos especiais seja pela beleza das pessoas que fazem parte dessa indústria. Como dizem quem mora nos EUA, para ver mulher bonita e não as gordas que ele vê no dia a dia dos EUA só indo para Hollywood mesmo.

Apesar das pessoas bonitas nos filmes e uma “tensão sexual” que acompanha o filme inteiro e principalmente nas partes musicadas, por incrível que pareça, houve apenas uma cena de beijo... ou será que SELINHOS não contam como beijo.... mas sinceramente? Com os corpos que aquelas mulheres têm não há necessidade de beijo mesmo.

E uma vez feita o paralelo com a indústria americana não posso deixar de ressaltar aqui que a Sony e a Coca Cola devem ter investido milhões no filme porque toda hora aparecia algum produto relacionado com essas marcas.

Ah claro... o filme tem parte rodado no Brasil (RJ) ... com aqueles biquínis que parecem cuecas mas pelo menos não aparece nenhum macaco na praia como em outros filmes rodados por aqui. Talvez seja por isso que o filme tenha legendas em português....
Legendas requer um capítulo a parte... acho que foi a parte mais divertida de todas pois a tradução era...digamos assim...TOSCA... com direito às famosas inversões do tipo “Odeio eu você” e outras aberrações como colocar palavras em inglês no meio de outras em português...talvez culpa dos próprios indianos que no filme por muitas vezes misturavam o inglês e a língua indiana... COITADO DO TRADUTOR.... veja exemplos:
Snow White and seven dwarfs = “Não nevou branco tem sete nanicos”
Let’s Party = deixa partido
Olha...pena que não lembro de todas...mas é de rolar de rir... de qualquer forma valeu a experiência...mas não penso em alugar o DHOOM 1 hehehe

2 comentários:

Unknown disse...

Alguns links

sobre o filme: www.imdb.com/title/tt0441048/ - 37k -

produtora: Yash Raj Films-
www.yashrajfilms.com/

site oficial (pra ver como investem)
http://www.dhoom2.org/

no you tube:
http://www.youtube.com/watch?v=PeKGl3aeG5k

E a maravilhosa...
http://www.imdb.com/name/nm0706787/

Wans disse...

Bom, eu tb estive lá ... o responsável pela mostra literalmente convidou a gente a dançar durante o filme, caso tivéssemos vontade. E olha, as músicas e os atores dançando são tão animados que dá mesmo vontade de dançar. Além das musuquinhas "pegarem". Ri mto!