terça-feira, março 06, 2007

Diretor: Jan Svankmajer

Pronto,
Acho que finalmente vou poder colocar aqui uma analise mais focada em função de determinado diretor de cinema.

Minha promessa de analises mais profundas datava de 27/02/2007 e embora ate já tenha lido sobre incursões do Gus Madin em inspirar seus filmes a partir do expressionismo alemão eu irei falar antes do Diretor tcheco Jan Svankmajer. Tal diretor é especialista na técnica de stop motion como veremos a seguir.
Cumpre antes observar que pelo visto as analises profundas irão sempre me brindar com uma serie de outras analises na internet já realizadas anteriormente por outros... fiquei ate na duvida se o melhor a fazer seria disparar minha opinião e somente depois procurar os links que falam do assunto... com o tempo saberei o q é melhor.

No que concerne ao diretor tcheco Jan Svankmajer meu primeiro contato com ele foi em 2005, quando meu amigo que mora em NY trouxe o filme Alice + um curta desse diretor para assistirmos...
Adorei os filmes principalmente por não ter idéia do que iria presenciar e posteriormente quando fui pesquisar mais sobre o Diretor até fui surpreendido pelo fato de sua obra ALICE ter sido apresentada na mostra de cinema de SP, se não me engano na 29 Mostra. Seria um dos meus filmes favoritos da mostra daquele ano com toda certeza...
Há ainda outro curta presente na 21 mostra de cinema...mas sou frequentador assiduo da mesma apenas a partir da 22.

O Filme Alice nada mais é do que uma versão surreal e com um clima muito tenso de Alice no País das Maravilhas.... o curta que assisti por incrível que pareça não consigo descobrir o nome e como já demorei uns belos dias para postar esse texto por conta de não achar o nome eu vou ficar devendo o mesmo por enquanto.... se bastar apenas uma descrição do curta eu diria que ele feito com massinha onde uma “cabeça” lisa está presa em um cômodo de uma casa e vai recebendo a visita das orelhas...da língua...olhos e etc...

Ah! Por último recentemente vi o curta Etcetera, numa balada...justamente na balada da qual falei que um amigo meu desenvolve os vídeos para a apresentação no telão.

Bom... como disse acabei pegando muitas informações em outros sites, de cineastas amadores e amantes do gênero...não vou perder mais tempo então falando sobre “O JAN” e sim dexar os links a disposição para saber mais...

"Svankmajer , como um dos principais nomes da animação stop motion experimental e delirante
Mistura stop motion com live-action"...

Nascido em Praga em 1934, Jan Svankmajer estudou na Advanced School of Applied Art e na School of Fine Arts. Seu primeiro curta de animação, The Last Trick of Mr. Schwarzewald and Mr. Edgar, misturava atores e desenhos numa surrealista montagem.
Realizador de 26 curtas-metragens, estreou na direção de longas com Alice, em 1987. Em 1994, realizou seu segundo longa Faust. Premiado com o prêmio do Júri Jovem do 49º Festival de Locarno, Conspiradores do Prazer é seu terceiro longa.

2 comentários:

Unknown disse...

Links para saber mais

http://imdb.com/name/nm0840905/ (sobre o diretor)
http://imdb.com/title/tt0095715/ (sobre o filme Alice)
http://palacehotel.blogspot.com/2005/12/alice-de-jan-svankmajer.html (blog comentando )
http://www.youtube.com/results?search_query=alice+neco (videos do filme)


http://www.eba.ufmg.br/midiaarte/quadroaquadro/stop/princip1.htm (generico...fala do stopmotion e de varios diretores relacionados)
http://www.submarino.com.br/dvds_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=6&CatId=13892&PrevCatId=0&ProdId=1469884&ST=BL13892&OperId=0&CellType=2 (pra não dizerem q eh inacessivel as obras do rapaz)

Curiosidades que passaram na mostra
http://www2.uol.com.br/mostra/21/portug/filmes/conspira-p.htm

Unknown disse...

Mais dicas pelo meu amigo J
http://blog.wired.com/wiredphotos57/
Birth control: Svankmajer's 2000 feature film, Otesanek, draws from a Czech fairy tale.