sexta-feira, março 16, 2007

Críticas e críticos: Cinema

Criticas: Cinema

Acredito que não exista uma linha mais tênue nesse nosso Universo do que a que separa uma boa e uma má crítica de determinado filme.

A Sétima arte realmente é a mestra da variedade de gostos e opiniões entre o público comum e a crítica especializada . A divergência de opiniões entre todos e tão grande, sempre, que aprendi há algum tempo que posso ler comentários distintos sobre um filme que quero assistir mas no fim das contas levarei em consideração aquela opinião que mais em agrada, que me incentivará a ver o filme e, após ter assistido o mesmo, aí sim faço minha própria crítica pessoal, sem considerar que a mesma será a “verdadeira dona da verdade”.

Isso também me faz ter muito cuidado ao indicar filmes para amigos, uma vez que concordo ter um gosto peculiar e que, por experiência própria, já fui XINGADO várias vezes por amigos que odiaram filmes por mim indicados.

De qualquer maneira, centrando na crítica especializada em si, nessa semana há o lançamento do novo filme do Wood Allen, Scoop. As duas primeiras críticas que li foram as seguintes:
1) “Depois do fracasso do filme Match Point, Wood Allen volta a ser ele mesmo num filme excelente...”
2)Truque sem graça: fruto da pressa em lançar filmes Wood Allen falha nesse novo filme, sem amadurecer por completo a idéia, apesar do filme trabalhar com o mesmo tema de Match Point (dissimulação) falta originalidade...:

Em suma, além do fato do dois críticos divergirem sobre o filme em si, ótimo para um, péssimo para o outro, eles ainda conseguem divergir sobre o filme ser “da mesma linhagem” do Match Point ou não.... EM QUEM CONFIAR? E eu gostei muito do Match Point...Como particularmente gosto dos filmes do Wood Allen, e já estando preparado para o fato de que as vezes ele força a barra, ainda é um filme que pretendo ver, uma vez que as críticas de cinema, para todos nós devem ser apenas uma referência de que o filme pode agradar o nosso gosto pessoal... não o gosto do próprio crítico.

Com o tempo ainda podemos até dizer que uma determinada crítica saiu do fulano de tal que adora os filmes do Kubrick ou aquela outra crítica acabou com os filmes do David Lynch pois ele sempre pegou no pé do diretor.

Poderia exagera um pouco ainda e chegar até em um assunto que já comentei no meu blog pessoal com a comprovação de que alguns críticos especializados eram pagos pelas grandes distribuidoras para tecer comentários elogiosos a determinados filmes porém não me alongarei novamente nessa temática preferindo me ater a opinião que a verdadeira crítica é a nossa própria e niguém é obrigado a concordar conosco... mas que é mais agradável quando concordam...AH ISSO É MESMO!

2 comentários:

Unknown disse...

Links para as outras criticas
http://ottoklaus.spaces.live.com/blog/

http://ottoklaus.blogspot.com/2007/03/crticas-e-crticos-cinema.html

http://blog.myspace.com/index.cfm?fuseaction=blog&Mytoken=63B9FD4B-2577-4696-A143A46A9065449A68948973

Luiz disse...

Ser xingado por indicar filmes para amigos? Hmmm... isso me parece estranhamente familiar. rsrs.