segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Segunda Mostra de Cinema Indiano

Meu curto comentário...apesar de no ano passado haver uma SUPERPRODUÇÃO (Dhoom 2) parece q nesse ano a temática principal são os filmes de baixo custo... pretendo ver pelo menos um dia... e aí comento por aqui...


Mostra exibe filmes indianos na Cinemateca em SP
Agencia Estado
A maior indústria de cinema do mundo desembarca hoje pela segunda vez em São Paulo. A Cinemateca Brasileira, em parceria com a Academia Internacional de Cinema, promove a II Mostra de Filmes de Bollywood até o dia 17 de fevereiro. Uma oportunidade para conferir os maiores sucessos indianos e os filmes que representam a transição da indústria cinematográfica da Índia.
A reportagem do Jornal da Tarde foi conferir que transição é essa que modifica a indústria que produz mais filmes no mundo - cerca de mil por ano, o que resulta em 3,6 bilhões de ingressos vendidos. O reconhecimento de Bollywood como indústria pelo governo da Índia, em 2000, está varrendo do mapa indiano o estilo de produção caótico e de estrutura familiar que imperava no país desde o começo do século 20. Amit Khanna, presidente da Reliance Entertainment - uma das mais poderosas multinacionais da Ásia - explica que, durante um século, o cinema indiano se fortaleceu graças a um esquema simples e infalível: produzir filmes baratos, com metade do dinheiro arrecadado pelo produtor - geralmente no mercado negro - para não sair no prejuízo mesmo se o filme fracassar.
A transição, no entanto, está apenas começando. O cinema indiano ainda é regido por uma forte censura - são seis centros de controle de conteúdo espalhados pelo país, que seguem à risca 32 regras - entre elas, não falar mal nem ironizar outros países, regra imposta por conta do conflito da Índia com o vizinho Paquistão.
Além disso, apesar de serem os maiores produtores, a Índia detém apenas 2% do mercado mundial e a mão de obra é muito mal paga. Mas uma coisa todos por lá concordam: dinheiro e vontade não faltam para mudar tudo.II Mostra de Filmes de Bollywood. De hoje a 17 de fevereiro.
Cinemateca Brasileira. Largo Senador Raul Cardoso, 207. Vila Mariana. .Grátis. http://www.cinemateca.gov.br/.

PROGRAMAÇÃO

07.02 I QUINTA

SALA CINEMATECA / BNDES

16h00 Laaga Chunari Mein Daag – Journey of a woman
19h20 Corpo de Bollywood – O povo quer cinema
20h00 Sholay

08.02 I SEXTA

SALA CINEMATECA / BNDES

16h20 Corpo de Bollywood – O povo quer cinema
17h00 Kabul Express
19h30 Jhoom Barabar Jhoom

09.02 I SÁBADO

SALA CINEMATECA / BNDES

16h00 Dilwale Dulhania Le Jayenge
19h20 Corpo de Bollywood – O povo quer cinema
20h00 Krrish

10.02 I DOMINGO

SALA CINEMATECA / BNDES

16h20 Corpo de Bollywood – O povo quer cinema
17h00 Kaala Patthar
20h00 Chak De! India

12.02 I TERÇA

SALA CINEMATECA/PETROBRAS
20h00 Ta Ra Rum Pum

13.02 I QUARTA

SALA CINEMATECA/PETROBRAS

16h20 Corpo de Bollywood – O povo quer cinema
17h00 Chak De! India
20h00 Dilwale Dulhania Le Jayenge

14.02 I QUINTA

SALA CINEMATECA/PETROBRAS

16h00 Kaala Patthar
19h20 Corpo de Bollywood – O povo quer cinema
20h00 Krrish

15.02 I SEXTA

SALA CINEMATECA/PETROBRAS

16h20 Corpo de Bollywood – O povo quer cinema
17h00 Jhoom Barabar Jhoom
20h00 Kabul Express

16.02 I SÁBADO

SALA CINEMATECA/PETROBRAS

18h00 Sholay

17.02 I DOMINGO

SALA CINEMATECA/PETROBRAS

17h00 Laaga Chunari Mein Daag – Journey of a woman
20h30 Ta Ra Rum Pum

FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES

Chak De! India, de Shimit Amin
Índia, 2007, 35mm, cor, 152’
Shahrukh Khan, Vidya Malvade, Chitrashi Rawat
Exibição em DVD, legendas em português

Grande hit na Índia e no estrangeiro, este filme é inspirado na vida de Mir Ranjan Negi, ex-goleiro de hockey que voltou aos campos como treinador de um time feminino e recuperou o prestígio ao conduzir a equipe de jogadoras à vitória num torneio internacional. Destaque para a presença do ator Shahrukh Khan, uma das maiores estrelas de cinema de Bollywood.

Corpo de Bollywood – O povo quer cinema, de Raquel Valadares
Brasil, 2007, digital, cor, 28’
Exibição em DVD, legendas em português

O documentário revela como o cinema é a principal forma de entretenimento na Índia. Bollywood é o centro dessa cultura cinematográfica. A maior indústria produtora de filmes do mundo – quase mil títulos por ano – mostra seu corpo e estrutura através de depoimentos do distribuidor Balkrishna Shroff, do exibidor Umesh Mehra, do produtor Mahesh Bhatt, do diretor Indranil Chakravarty, do empresário Devendra Joshi e de inúmeros espectadores em diferentes partes do país.

Dilwale Dulhania Le Jayenge, de Aditya Chopra
Índia, 1995, 35mm, cor, 189’
Shahrukh Khan, Kajol, Amrish Puri
Exibição em DVD, legendas em português

Um dos mais bem sucedidos filmes da história indiana. Esta comédia romântica ficou em cartaz por mais de dez anos e lançou a carreira de Shahrukh Khan, uma das maiores estrelas cinematográficas do país. Raj e Simran são jovens indianos que vivem em Londres e se conhecem acidentalmente durante uma viagem pela Europa. Simran foi prometida a outra pessoa por seu pai dominador, mas, Raj não desanima e a segue até a Índia, onde eles tentam convencer a todos que precisam ficar juntos.

Jhoom Barabar Jhoom, de Shaad Ali Sahgal
Índia, 2007, 35mm, cor, 132’
Abhishek Bachchan, Amitabh Bachchan, Lara Dutta, Preity Zinta, Bobby DeolExibição em DVD, legendas em português

Um rapaz e uma moça, ambos de origem indiana, se conhecem numa movimentada estação de Londres. Enquanto esperam o trem, os dois dividem suas histórias românticas sobre como conheceram seus respectivos parceiros. Um dos casais se conheceu no Hotel Ritz, de Paris, na mesma noite trágica em que a princesa Diana e seu amante encontraram a morte, perseguidos por um paparazzo. “Quando dois amantes morrem, outros dois nascem”. Por todo o filme, o legendário ator Amitabh Bachchan guia esses personagens por extravagantes sequências de música e dança. O filme é freqüentemente descrito como uma versão Bollywoodiana de Moulin Rouge.

Kaala Patthar, de Yash Chopra
Índia, 1979, 35mm, cor, 165’
Amitabh Bachchan, Shatrughan Sinha, Shashi Kapoor
Exibição em DVD, legendas em inglês

Alternando cenas de ação e momentos dramáticos, o filme conta a história de um capitão que cai em desgraça ao abandonar a embarcação que estava sob seu comando, colocando em risco a vida de 300 passageiros. Chamado de covarde, humilhado e deserdado por sua família, ele vai trabalhar numa mina de carvão para tentar esquecer seu passado. Revoltado, o ex-capitão vai liderar os demais companheiros numa luta por melhores condições de trabalho e para tentar evitar que a mina seja inundada, levando à morte centenas de trabalhadores.

Kabul Express, de Kabir Khan
Índia, 2006, 35mm, cor, 106’
John Abraham, Arshad Warsi, Salman Shahid, Hanif Hum Ghum, Linda Arsenio
Exibição em DVD, legendas em português

Dois jornalistas indianos, um jornalista americano e um guia afegão são tomados como reféns por um soldado paquistanês e levados a uma viagem de 48 horas pelo Afeganistão, num jipe chamado Kabul Express. Pelo caminho, um estranho vínculo se desenvolverá entre eles. Premiado no Festival de Toronto e apresentado nos festivais de Londres, Pusan e Dubai, este filme não é um típico filme de Bollywood e não tem os tradicionais números musicais e de dança.

Krrish, de Rakesh Roshan
Índia, 2006, 35mm, cor, 185’
Hrithik Roshan, Rekha, Priyanka Chopra
Exibição em DVD, legendas em português

Primeiro grande filme de super-herói produzido em Bollywood, repleto de efeitos especiais e incríveis sequências de ação. Jovem ingênuo usa seus extraordinários super-poderes contra um cientista louco que está em vias de criar um super-computador capaz de predizer o futuro, descoberta que lhe dará o controle sobre o mundo.

Laaga Chunari Mein Daag – Journey of a woman, de Pradeep Sarkar
Índia, 2007, 35mm, cor, 185’
Jaya Bachchan, Rani Mukerji, Abhishek Bachchan
Exibição em DVD, legendas em português

Duas irmãs adolescentes vivem felizes com os pais, em Calcutá, às margens do Ganges. A família, bastante tradicional, passa por dificuldades financeiras e a filha mais velha decide partir para Bombaim atrás de melhores oportunidades de trabalho que, na verdade, não existem. Acaba se tornando uma prostituta de luxo e, sem revelar sua verdadeira profissão, envia para família os recursos necessários para custear os estudos da irmã e o tratamento médico do pai. O medo de que a família descubra seu segredo aumenta quando a irmã mais nova, já formada, decide morar com ela em Bombaim. Segundo a crítica do New York Times, o filme é “uma fascinante mistura de musical, melodrama e conto de fadas feminista” e “mostra o universo moral de Bollywood em transição”.

Sholay, de G.P. Sippy
Índia, 1975, 35mm, cor, 198’
Amitabh Bachchan, Dharmendra, Sanjeev Kumar, Sanjeev Kumar
Exibição em DVD, legendas em inglês

O chefe de polícia Thakur Baldev Singh pede aos bandidos Veeru e Jai, dois criminosos de segunda classe, que detenham o temido facínora Gabbar Singh, um psicopata que anda aterrorizando o pequeno vilarejo de Ramgarh. O filme é um dos maiores blockbusters da história da indústria de Bollywood. Repleto de referências a Sergio Leone, Sam Peckinpah e John Ford, Sholay – que significa fogo – é considerado o melhor exemplo do sub-gênero de filme de ação que logo ficaria conhecido como “curry western”, versão indiana para os chamados “spaghetti westerns”.

Ta Ra Rum Pum, de Siddharth Anand
Índia, 2007, 35mm, cor, 150’
Saif Ali Khan, Rani Mukherjee, Vic Aviles
Exibição em DVD, legendas em português

O filme conta a história de um famoso piloto de corridas, interpretado por Saif Ali Khan, e de sua família. Quando o pai sofre um acidente automobilístico, o cotidiano tranquilo de toda a família é virado de cabeça para baixo. O pai luta para retomar à vida normal e vai trabalhar como motorista de táxi em Nova York. Produção de Bollywood rodada quase inteiramente nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: