terça-feira, fevereiro 09, 2010

Filmes Cult dos anos 80

Na minha cabeça desmemoriada e disléxica eu tinha absoluta certeza de que havia redigido texto acerca da “nova leva” de filmes do Telecine Cult.

Infelizmente não achei nada e dessa forma serei um pouco mais parcimonioso nos meus comentários abaixo...tratarei apenas de algumas citações sem destacar e destrinchar um único filme:

Enquanto ainda não tenho "assistente" para meu blog ficará tudo aqui sem links também...infelizmente por mais que alguém amanhã me ofereça $10.000 reais mês para que eu faça uma postagem “decente” ainda assim eu não colocaria links... a falta de paciência para o ato supera qualquer dinheiro.

Voltando a temática... quem assiste ao Telecine CULT deve ter reparado nos muitos filmes “clássicos” da década de 80 passados atualmente. O problema é que clássico naquele período não propriamente se referia a filmes com roteiros inteligentíssimos, direção impecável, fotografia inovadora e por aí vai...

Mas filmes como Pork’s, A vingança dos Nerds, A Garota de Rosa Choque, Férias de Verão, Quero Ser Grande, Aventureiros do Bairro Proibido, O Rapto do Menino Dourado, e muitos outros pautaram toda uma geração.

Um filme que ainda raspa ali no final da década de 70 é o APERTEM OS CINTOS O PILOTO SUMIU, esse sem dúvida um marco no estilo de comédia, pioneiro na referência direta a filmes de aventura, terror e o que mais se imaginar... marco também nas piadas de duplo sentido.

No quesito “putaria e adolescentes loucos, revoltados, drogados e etc e tal” temos o Picardia Estudantis que contava com ninguém mais ninguém menos que o Sr. Sean Penn, na época ele nem pensava em ganhar dois OSCARs e nem pensava em pegar a Madonna, aquela mesma que até ontem estava com o Jesus Luz!

Melhor ainda pude perceber que esse mesmo filme tinha como ator BEM SECUNDÁRIO o Forrest Whitaker, também vencedor do Oscar com o filme o último Rei da Escócia.

Cumpre ressaltar entretanto que principalmente nesses filmes “comédia estudantl” a maioria dos atores da década de 80 desapareceram por completo... A ruivinha de filmes adolescente Molly Ringwald desapareceu nos anos 90... E alguém sabe em que filme atualmente o PIUÍ está estrelando?

Todos esses filmes citados passaram nos últimos meses no Telecine Cult... outros tanto eu esqueci o nome ou não tive a oportunidade de ver as chamadas.

Acredito que tais filmes estão lá justamente pelo fato dessa geração que acompanhou tais “épicos”estarem hoje na faixa de 30 a 40 e poucos anos”... é a faixa de idade que hoje apresenta grande poder de consumo e por isso mesmo grande parte dos programas de TV, baladas e parafernálias eletrônicas visam esse grupo...ou vocês acham que os videogames de hoje são vendidos para as criancinhas?

*No próximo BLOCO...análise de COCCOON com a pesquisa sobre os velhinhos sobreviventes!

Nenhum comentário: