terça-feira, março 04, 2008

Resenha de Filme: A Culpa é do Fidel

Esse é outro daqueles filmes que são leves e de maneira bem humorada conseguem retratar um momento histórico difícil e de situações extremas.

O filme por um determinando momento pareceu que não ia “pegar” porém depois de uma meia hora ele realmente engrena e deixa a gente entretido com muitas risadas ao mesmo tempo que podemos ter uma reflexão sobre o nosso posicionamento político e social ao longo da vida.

Essa reflexão se realiza de maneira extraordinária a partir das atitudes da atriz mirim Nina Kervel-Bey (http://www.imdb.com/name/nm2223623/ ). Sem entregar muito sobre o filme pois não gosto nem de passar a sinopse a menininha tem uma reviravolta muito grande no seu dia a dia seja em casa ou no colégio e tenta entender as mudanças que acontecem a sua volta e até se enquadrar nesse novo contexto social, sempre questionando os pais e aplicando o que lhe parecia mais sensato após a conversa com eles.

Esses momentos de “ se colocar num novo contexto” são por fim o ponto alto do filme onde muitas vezes a menina parece que tem mais a ensinar aos pais do que eles a ela. Aproveitei ainda para fazer uma auto análise de como me posicionei perante alguns fatos e temas ao longo da minha vida....

A verdade é que acreditar em algo e lutar por aquilo em que acredita pode ser um combustível moral muito grande, nos faz correr atrás dos nossos anseios com mais força e afinco. De toda a forma precisamos estar conscientes de que algumas vezes podemos estar enganados e não é vergonha nenhuma mudar de opinião...e mudar...e mudar de novo... mas sempre fazer aquilo que entendemos ser o certo.

Nenhum comentário: