segunda-feira, junho 18, 2007

RESENHA: A Escola do Riso

A Escola do Riso é um excelente exemplo de que o trailer pode não retratar a realidade do filme inteiro... aliás muitas vezes um bom trailer esconde um filme ruim porém, no filme em questão, quando eu vi o trailer da “A Escola do Riso” eu tinha certeza que não queria ver aquele filme RIDÍCULO...

Tudo começou a mudar quando fazia minha “criteriosa” seleção de filmes para serem vistos nos próximos dias...onde faço uma prévia e depois faço um segundo ranking... embora a sinopse do filme a Escola do Riso ainda não ajudasse eu percebi que toda a crítica especializada tecia diversos elogios ao filme... como nesse domingo estava a fim de ver uma comédia resolvi arriscar e não me arrependi.

O Filme é daqueles que te dá uma sensação de leveza... aqueles que você pode sair com aqueles sentimentos banais de “A perseverança conquista tudo” . Ainda é possível ir além e refletir que no período do filme ( durante a segunda guerra mundial) as dificuldades de você propagar a cultura sem a influência política que controlava o que poderia ser passado à poupulação era totalmente opressora e qualquer chance de ser burlada... filme excelente e não vou contar muito mais sobre ele.

Desataca-se que é o primeiro filme do Diretor como veremos nos detalhes técnicos abaixo....Segue:

Escola do Riso:
Um censor do governo japonês interfere na montagem de uma adaptação de "Romeu e Julieta", o que faz com que reescreva a peça juntamente com o comediante que a está realizando.

Ficha Técnica
Título Original: Warai No Daigaku
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 121 minutos Ano de Lançamento (Japão): 2004
Site Oficial: http://warainodaigaku.nifty.com
Estúdio: Distribuição: Filmes do Estação
Direção: Mamoru HosiRoteiro: Koki Mitani, baseado em peça teatral de sua autoria Produção:
Música: Yûsuke Honma Fotografia: Hiroshi TakaseEdição: Masaaki Yamamoto
ElencoKôji Yakusho (Mutsuo Sakisaka)Goto Inagaki (Hajime Tsubaki)Tae KimuraMasao KomatsuMasaya Takahashi

Sinopse Japão, 1940. Mutsuo Sakisaka (Kôji Yakusho) é um censor do governo cuja missão é assegurar o teor patriótico das peças de teatro. Hajime Tsubaki (Goto Inagaki) é um comediante, que deseja aprovação para encenar uma peça baseada em "Romeu e Julieta". Sakisaka insiste em modificar o teor da peça, inicialmente por motivações políticas e posteriormente por discordar de sua estética. Ambos passam a reescrever o texto, o que faz com que se empolguem com o material em desenvolvimento.

Premiações- Ganhou o prêmio de Melhor Ator (Kôji Yakusho), no Festival de Yokohama.

Curiosidades- Estréia de Mamoru Hosi como diretor de longa-metragens.
- Exibido na mostra Espectativa, no Festival do Rio 2005.


Nenhum comentário: