segunda-feira, junho 25, 2007

RESENHA: Caparaó

Já peço desculpas antecipadas pois apesar de minha resenha anterior ter envolvido imagens e video do filme esse aqui carecerá dessas novas "features".... o fato é que estou sem tempo e como sempre esqueço de postar muitos filmes justamente por tentar fazer algo rebuscado dessa vez serei mais direto.

Com relação ao filme confesso que entrei na primeira sala que tinha um filme curto disponível, porém a medida que foi passando esse documentário eu realmente me lembrei de terem falado bem do mesmo... e ainda ter ganho prêmio de melhor documentário nacional no "'E tudo Verdade" festival esse que havia separado alguns filmes mas, MAIS UMA VEZ, nao tive tempo suficiente para estar presente ao festival...

Justificativas a parte temos aqui um documentário que não tem um primor de narrativa, imagens ou qualquer conceito estético que se sobressaia... temos sim uma história extremamente interessante que basicamente elucida acontecimentos do nosso País que não foram ensinados nos livros de história... alías foi curioso pois a medida que o documentário contava a história dos "primeiros guerrilheiros" do período militar eu fazia um exercício de memória pelo qual não me recordo de ter aprendido sobre os abusos da ditadura em meu Colégio... talvez naquela época ainda vivessemos períodos de vígilia por parte dos militares para que os estudantes não soubessem de toda a verdade...

Curioso também foi ter visto na Livraria Cultura, no mesmo dia em que vi o filme, um livro sobre Caparaó em destaque sendo vendido... talvez porque finalmente a história tenha sido revelada, ou o mais provável, que a mesma finalmente tenha encontrado seu apelo comercial.

Em suma, para quem gosta de documentários e a quem se interessa na história do Brasil, em particular na época da Ditadura é um prato cheio... filme APROVADO!


Mais sobre o filme:

No alto da Serra do Caparaó, divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais, em agosto de 1966, um grupo formado em sua maioria por ex-militares expurgados pelo regime vive em condições precárias na tentativa de preparar o que seria o início de uma grande reação nacional contra o regime militar, instaurado após o golpe de 1964.

Gênero: Documentário
Tempo: 77 min.
Lançamento: 07 de Jun, 2007
Classificação: Livre
Distribuidora:
Elenco e créditos
Estrelando:
- documentário -
Dirigido por:Flavio Frederico
Produzido por: Priscila Torres

Nenhum comentário: