quinta-feira, maio 31, 2007

RESENHA DE FILME: Ventos da Liberdade

Continuo tentando desenvolver a técnica de como apresentar um filme... então relembrando a minha estrutura adotada atualmente:

1) Minha percepção não tentando entregar muitas coisas do filme e algumas vezes comentando mais sobre diretor , ator e curiosidades
2) Pesquisa na interenet com sinopse e dados oficiais
3) Links para quem quiser saber mais

E lá vamos nós:
O filme Vento da liberdade (The Wind that Shakes the Barley) é daqueles que estava na mina lista pós mostra de cinema, uma vez que sabia que ia entrar em cartaz...pena que ele demorou tanto tempo para entrar pois trata-se de um excelente filme e não foi a toa que o mesmo ganhou a a Palma de Ouro, no Festival de Cannes de 2006.
O Filme fala basicamente dos conflitos da Irlanda pré-colonial com a Inglaterra e a seqüência de guerras e ideais que ainda hoje se mantém com a presença do IRA e o conflito entre o protestantismo e catolicismo.... fica muito claro que a medida que um IDEAL MAIOR E COMUM era conquistado outros conflitos surgiam o que nos permitirá acompanhar no próprio filme uma boa parte desses conflitos, iniciado entre ingleses X irlandeses e culminando com irlandeses X irlandeses. O filme se apropria ainda de fatores MUITO PESSOAIS para deixar ainda mais clara e evidente a dificuldade de se lidar com a defesa dos ideais de cada um.

Muito acima da minha expectativa Ken Loach ganhou mais pontos positivos comigo. Destaco um filme que não é somente dele mas é excelente, “TICKETS” que assisti na mostra de 2005 se não me engano e que é regido por um roteiro de histórias entrecortadas...algo que me agrada muito e com diversos diretores trabalhando cada trecho da História.

Analisando o elenco realmente já não é mais surpresa o papel de destaque de Cillian Murphy (Damien) que além de excelente nesse filme mostra sua versatilidade em qualquer tipo de enredo no qual se envolve.

Talvez o filme pudesse ser um pouco mais curto...continuo com a síndrome de SONO IRRESISTÍVEL no cinema...

Ficha Técnica
Título Original: The Wind that Shakes the Barley
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 127 minutos
Ano de Lançamento (Inglaterra / Espanha / Alemanha / Itália / França / Irlanda): 2006Site Oficial: www.thewindthatshakesthebarley.co.uk
Estúdio: BIM Distribuzione / Film Coop / Sixteen Films Ltd. / Bórd Scannán na hÉireann / Element Films / TV3 Television Network Ireland / Tornasol Films S.A. / UK Film Council / Matador Pictures / Filmstiftung Nordrhein-Westfalen / EMC Produktion / Pathé DistributionDistribuição: IFC First Take / California Filmes
Direção: Ken Loach
Roteiro: Paul Laverty Produção: Rebecca O'Brien Música: George Fenton Fotografia: Barry Ackroyd
Desenho de Produção: Fergus Clegg Direção de Arte: Michael Higgins e Mark Lowry Figurino: Eimer Ni Mhaoldomhnaigh Edição: Jonathan Morris Efeitos Especiais: Team FX Ltd. / Cine Image Film Opticals Ltd.
Elenco: Cillian Murphy (Damien)
Padraic Delaney (Teddy)
Liam Cunningham (Dan)
Gerard Kearney (Donnacha)
William Ruane (Gogan)
Roger Allam (Sir John Hamilton)

Sinopse: Irlanda, 1920. Os trabalhadores do interior do país se organizam para enfrentar os esquadrões britânicos que chegam para sufocar o movimento pela independência. Cansado de testemunhar tanta brutalidade, Damien (Cillian Murphy), um jovem estudante de medicina, abandona tudo para juntar-se ao irmão Teddy (Padraic Delaney), que já aderiu à luta armada. Quando as táticas não-convencionais dos irlandeses começam a abalar a supremacia dos soldados britânicos, o governo se vê forçado a negociar e os dois lados discutem um acordo de paz. Nesse momento, na Irlanda, aqueles que estavam unidos pela independência se dividem entre os que são a favor e os que são contra o acordo, deixando os irmãos em lados opostos de uma nova guerra, agora interna.

Premiações
- Ganhou o European Film Awards de Melhor Fotografia, além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Cillian Murphy) e Melhor Roteiro.
- Recebeu uma indicação ao Goya de Melhor Filme Europeu.
- Ganhou a Palma de Ouro, no Festival de Cannes.

Um comentário:

Unknown disse...

Links:
http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/personalidades/diretores/ken-loach/corpo.asp
http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/personalidades/atores/cillian-murphy/corpo.asp
http://www.cinequanon.art.br/filmefestival_detalhe.php?id=103&id_festival=6