sexta-feira, agosto 08, 2008

Segunda mostra de Cinema mundo com trilhas ao vivo...

*pelo menos o twitter funciona heheheh

fica aqui apenas o registro tendo em vista que provavelmente nao terei tempo...

2ªJornada Brasileira de Cinema Silencioso

Trilha ao vivo embala filmes na Cinemateca
Sérgio Rizzo

Um festival de cinema em que os realizadores dos filmes dividem as atenções com os músicos que acompanham as exibições ao vivo: é a 2ª Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, de amanhã (dia 9) até 17 de agosto, na Cinemateca Brasileira, com entrada franca.

A sessão de abertura, às 17h, apresentará o longa-metragem americano "Aurora" (1927), de F. W. Murnau, com sonorização original, seguido de "Uma Casa em Dartmoor" (1929), de Anthony Asquith, às 19h, com acompanhamento de Fábio Tagliaferri e Daniel Nakamura. No total, 35 músicos se revezarão em outras 24 sessões musicadas ao vivo. Haverá também projeções silenciosas (como o japonês "Policial", de Tomu Uchida, no dia 17).

A programação reúne 29 filmes e destaca a homenagem ao centenário da imigração japonesa. No sábado (dia 9), por exemplo, o trio formado por Danilo Tomic, Reiko Nagasse e Yuko Oguro fará o acompanhamento de três curtas de 1929, dirigidos por mestres do cinema oriental: "Amigos em Conflito" e "Um Garoto Sincero", ambos de Yasujiro Ozu, e "A Marcha de Tóquio", de Kenji Mizoguchi.

A seleção de clássicos brasileiros inclui "Braza Dormida" (1928), de Humberto Mauro, com acompanhamento do pianista Laércio de Freitas, neste domingo, e "Limite" (1931), de Mario Peixoto, com reconstituição musical de Adriano Campos, na terça-feira (dia 12), quando será exibida também a reprise de "Aurora".

A programação da Jornada inclui debates, conferências e duas oficinas infantis ministradas pelo Núcleo de Animação de Campinas (leia na pág. 54).

QUANDO: de 9 a 17/8

ONDE: Sala Cinemateca - lgo. Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, tel. 5084-2177

INGRESSO: grátis

CAPACIDADE:

Sala BNDES: 220 lugares

Sala Petrobras: 104 lugares

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: confira a censura de cada filme no roteiro.

MAIS INFORMAÇÕES NO SITE: www.cinemateca.gov.br

Dança

A companhia canadense Ballet Jazz de Montreal leva duas coreografias ao teatro Alfa
Concertos

A Sinfônica de Israel interpreta obras de Strauss e Beethoven, sob a regência de Dan Ettinger