quarta-feira, novembro 10, 2010

Retrospectiva Tailandesa: Tsai Ming Liang



Teremos no CCB uma retrospectiva do cineasta Tailândes Tsai Ming-Liang.

Ele fez "muito sucesso" por aqui na 29 Mostra de Cinema de SP, em 2005, quando esteve em cartaz o filme "Nuvens carregadas" (Wayward Cloud).

O Título do filme na época foi traduzido do inglês mas posteriormente, quando entrou em circuito nos cinemas brasileiros, (acho que quase um ano depois da mostra) o título foi Mudado para "O SABOR DA MELANCIA"... talvez por conta da maior proximidade com o título orignal tailândes ("Tian bian yi duo yun")!

Como não falo Tailândes não sei se é verdade porém o sabor de melancia se faz entender logo nas primeiras imagens do filme onde você se pergunta "QUE DIABOS DE FILME É ESSE"

Sinceramente o filme é bem pertubardor, não sei se isso é positivo ou negativo mas tem algumas belas imagens e MUITO NON SENSE... se alguém estiver a fim de ter sua mente e compreensão desafiada indicaria o filme.

Fica o registro aqui, alguns outros filmes dele estarão em cartaz mas sem dúvida o sabor da melância é a o filme mais saboroso... embora muitos não gostem de melancia!

AH, e segundo o catraca livre segue os detalhes:

O Centro Cultural Branco do Brasil (CCBB) faz, de 23 de novembro a 12 de dezembro, uma retrospectiva das produções realizadas por Tsai Ming-liang, “O Homem do Tempo”.

A retrospectiva traz os nove longas-metragens, além dos médias e curtas que Tsai dirigiu para filmes de episódios.

Atração à parte são as ficções e documentários que fez para a televisão na década de 90, preciosidades sobre as quais pouco se conhece e que são inéditas ao público brasileiro, sendo raramente exibidas no exterior.

Uma mesa redonda discute a obra do cineasta, com curadoria de João Juarez Guimarães.